/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

terça-feira, 21 de julho de 2009

tome cuidado com as aranhas?

Previna-se contra a picada de Aranha Marrom

Entre as aranhas venenosas existentes no Brasil, a pequena aranha marrom, do gênero Loxosceles, é a mais comum. As fotos que ilustram essa matéria, revelam a evolução do ferimento causada por uma picada desse tipo de aranha.

O veneno da aranha marrom causa alterações na pele e alterações sistêmicas, que podem levar até a morte e recebe o nome de "Loxoscelismo".

Em virtude do desmatamento e redução dos seus predadores (lagartixa, galinha e sapo), ela adquiriu hábitos urbanos e os acidentes aumentaram.

Curitiba, capital do Paraná, é a cidade no Brasil onde há maior número destes acidentes. Em 1986, foram notificados 92 casos, e o aumento foi progressivo, até que no ano 2000 foram notificados 2102 casos, com algumas mortes também registradas.


Ferimento após 3 dias...

Comportamento

Essas aranhas não são agressivas e só reagem quando sentem ameaçadas, causando a picada quando pressionadas contra o corpo.

Tanto o macho como a fêmea são venenosos. A maior incidência do acidente ocorre na primavera e verão.

Habitat

Elas habitam cascas de árvores, fenda de muros, paredes, forros , pilhas de tijolos, entulhos e dentro de roupas, sapatos e camas.

Alimentam-se de pequenos insetos, têm atividade maior noturna e se reproduzem com facilidade.


Ferimento após 4 dias

Como identificá-las?

Elas têm cor marrom amarelado ou castanho escuro, por isso são chamadas de aranha marrom. Tem o corpo pequeno, 8 a 15mm, pata de 8 a 30mm, pêlos curtos e escassos. Os machos têm o corpo mais delgado e as patas mais largas.

Como identificar o acidente por aranha marrom?

O fato destas aranhas ficarem escondidas nos calçados, roupas e cama facilita o acidente, que é indolor e só após 12 a 14 horas surge edema(inchaço), eritema(vermelhão), dor local em queimação com ou sem prurido(coceira), podendo surgir bolha e necrose (morte do tecido).

Edema de mãos, face, pés, longe do local da picada, boca seca, urina escura, oligúria (pouca urina), sonolência e mal estar são sinais de gravidade.


Ferimento após 5 dias...

O que fazer?

A primeira medida é procurar um serviço médico e informar se a aranha foi vista próximo ao local do acidente.

Como os primeiros sinais e sintomas surgem de 12 a 14 horas após a picada, é comum a procura por assistência médica após este período e dependendo do local e sintomas o tratamento pode ser feito com analgésicos, corticóide, soro antiaracnídeo e internação hospitalar.

Como os primeiros sinais e sintomas surgem de 12 a 14 horas após a picada, é comum a procura por assistência médica após este período e dependendo do local e sintomas o tratamento pode ser feito com analgésicos, corticóide, soro antiaracnídeo e internação hospitalar.


Ferimento após 6 dias...

Quais os fatores de risco?

Os fatores de maior risco de complicações são:

  • crianças e idosos
  • pessoas desnutridas
  • pessoas em tratamento quimioterápico
  • tempo entre o acidente e o atendimento médico
  • quantidade do veneno inoculado
  • local do corpo atingido, como abdome e coxas


Ferimento após 9 dias...

Tratamento

O tratamento é baseado na gravidade da lesão, que por sua vez é avaliado conforme os seguintes critérios: no aspecto da lesão, local do corpo onde ocorreu, tempo de evolução entre o acidente e o atendimento, identificação da aranha marrom, idade do paciente, presença de doenças associadas e sintomas presentes.

O veneno da aranha causa necrose da pele (morte do tecido) e pode causar hemorragia de grau leve a grave, complicando com insuficiência renal, anemia aguda e morte.


Ferimento após 10 dias.

Prevenção

  • Observar roupas e calçados antes de vesti-los e roupas de cama e banho antes de usá-las.
  • Remover periodicamente quadros, painéis e objetos pendurados.
  • Vedar frestas, buracos na parede, assoalhos e forros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO