/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

O Curso Técnico de Agentes Comunitários de Saúde é uma conquista da categoria,parabéns acs roberto!!!



Agentes Comunitários de Saúde participam de curso técnico promovido pela ESP-CE

Desde o dia 17 de setembro, 177 agentes comunitários de saúde do município de Fortaleza estão participando do Curso Técnico – Etapa Formativa I, promovido pela escola de Saúde Pública do Estado (ESP), em parceria com a Prefeitura Municipal. O curso vem sendo realizado nas seis Secretarias Executivas Regionais e se encerra nesta sexta-feira (25). Os 177 agentes são recém-contratados em concurso público pela Prefeitura de Fortaleza. A idéia é que esse número deva aumentar para 928 alunos capacitados através do curso.

Segundo a instrutora Lanasya Macário, da Coordenadoria de Educação Profissional da Escola de Saúde Pública do Ceará, Lanasya, nesse primeiro momento está sendo trabalhada a Fase I, com o tema O Agente Comunitário de Saúde: história e contribuições para a construção do SUS. Os assuntos tratados são: Conceito de Saúde, Promoção de Saúde e Prevenção de Doenças; Políticas de Saúde e a Estratégia de Saúde da Família; Atribuições do Agente Comunitário de Saúde na Estratégia Saúde da Família; Território; Família; Visita Domiciliar. “A gente faz um resgate da história deles. Eles levantam vários acontecimentos de antes e fazem uma comparação com hoje. Antes eles trabalhavam somente a questão da cura, do tratamento. Eram pessoas que se preocupavam em combater a cólera, a diarréia. Hoje a gente está trazendo a idéia de eles trabalharem em cima da promoção da saúde, da prevenção de doenças”, explica.

Ensino-serviço

Várias atividades preparativas foram desenvolvidas pela ESP-CE antes do início das turmas. Uma delas foi uma reunião ampliada com os responsáveis pela execução do curso na capital, como a gerente-geral das Células de Atenção Básica do município de Fortaleza, Lídia Dias Costa e os coordenadores das Unidades Básicas de Saúde. Outra providência importante é a capacitação pedagógica de 136 horas-aula com o corpo docente, que é ministrada em vários momentos, à medida que o curso vai acontecendo. "A coordenadora da Educação Profissional, Ivanília Timbó, ressaltou que o curso foi todo pensado com a filosofia de trabalho ensino-serviço. Segundo ela, os coordenadores das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBASF) são parceiros que devem estar integrados ao trabalho para que haja sucesso. “Os ACS estão chegando e precisamos dar a eles a verdadeira dimensão do trabalho que eles vão fazer. Então a gente precisa se planejar para que estejamos cientes das nossas atribuições”.

Conquista

O Curso Técnico de Agentes Comunitários de Saúde é uma conquista da categoria, que desde julho de 2002 foi reconhecida como profissional, por meio da Lei 10.507/2002. Um dos itens dessa legislação é a qualificação básica, que corresponde ao Curso Técnico de ACS, com 520 horas-aula. Em Fortaleza a carga-horária foi ampliada para 560 horas-aula, distribuídas em quatro fases teóricas e práticas.

O Estado do Ceará foi o primeiro no país a enviar um projeto e receber recursos para o curso. A Escola de Saúde Pública é referência na aplicação dos cursos e recebe visitas de vários estados para conhecer a proposta metodológica.

Em Fortaleza, o curso é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal. Em 2008 foram capacitados 625 ACS na capital. A Escola disponibiliza instrutores, coordena e supervisiona, prepara material didático e tem sistema de avaliação informatizado.(Fonte:Assessória de Imprensa da ESP-CE).




Um comentário:

  1. No meu estadoainda não se deu início ao curso técnico para Agentes comunitários de Saúde, o repasse para realização do mesmo já foi feito, mas nada de curso!!!! A quem devemos reivindicar?????

    ResponderExcluir

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO