/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Para reverter o quadro e atingir a meta em Aquidauana agentes comunitários de saúde vão em buscas de crianças em residencias que não foram vacinadas


pegue o seu no Templatesdalua.comVacinação antipólio em Aquidauana ainda não atingiu meta

Iniciada na última semana na Escola Mundo Feliz em Aquidauana, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite continua em todas as unidades de saúde do município. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil atingiu a marca de 80,53% de imunização atingindo a marca de aproximadamente 12,5 milhões de crianças menores de cinco anos de idade vacinadas.

Em Mato Grosso do Sul, foram imunizadas 145.025 crianças o que corresponde a 71,58% das 202.609 que vivem em Mato Grosso do Sul. Aquidauana, especificamente, assim como em grande parte dos municípios do Estado e do País, não atingiu a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de 95%.

Mesmo com o intenso trabalho da equipe da Gerência de Saúde (GESAU), a cidade vacinou apenas 3.035 crianças, o que corresponde a 68,2%. De acordo com a técnica de enfermagem Jaciane Maidana, da Vigilância Epidemiológica, as chuvas torrenciais que caíram no último sábado – Dia D da Campanha – atrapalharam as ações da campanha.

Para reverter o quadro e atingir a meta, a equipe liderada pelo gerente de Saúde, Paulo Reis, vai trabalhar na busca de crianças menores de cinco anos para vacinar. “Cada unidade de saúde vai trabalhar em conjunto com os agentes comunitários para buscar residências onde hajam crianças aptas a vacinar e que não foram vacinadas”, afirma Jaciane.

Para o gerente de Saúde, Paulo Reis, a consciência dos pais no que tange a importância da vacinação, é fundamental. “Pedimos aos pais que continuem procurando as unidades de saúde e levem os filhos para vacinar, pois ela é a melhor maneira de estabelecer a prevenção das nossas crianças”, alerta o gerente.

A vacina contra a poliomielite é oferecida pelo Sistema Único de Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Além da distribuição nas duas etapas da campanha, ela fica disponível nos postos de saúde durante todo o ano. A poliomielite é uma infecção grave causada por três tipos vírus que provoca lesões no sistema nervoso podendo matar ou provocar a paralisia dos membros (pernas e braços). A doença é transmitida via oral.


22/09/2009 - 18:43
pegue o seu no Templatesdalua.comFONTE: MS NOTICIAS Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO