/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

terça-feira, 20 de outubro de 2009

ACS/ACE VEJA COMO ESTÁ A ATUAL SITUAÇÃO DA PEC 391/09 DO PISO SALARIAL DOS ACS /ACE DO BRASIL!



20/10/2009 Comissão Especial destinada a proferir parecer à Proposta de Emenda à Constituição nº 391-A, de 2009, do Sr. Raimundo Gomes de Matos, que "altera o art. 198 da Constituição Federal para estabelecer plano de carreira e piso salarial profissional nacional para o agente comunitário de saúde e o agente de combate às endemias" (PEC39109)


Apresentação do REQ 3/2009 PEC39109, pelo Dep. Efraim Filho, que "requer que sejam convidados para reunião de audiência pública da Comissão Especial da PEC nº 391/2009, o Deputado Darcísio Perondi, Presidente da Frente Parlamentar da Saúde; o Deputado Valtenir Pereira, Presidente da Frente Parlamentar de Apoio aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias; a Sra. Ruth Brilhante de Souza, Presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde - CONACS; o Ministro José Gomes Temporão, Ministro da Saúde; o Dr. Paulo Ziulkoski, Presidente da Confederação Nacional dos Municípios - CNM e o Dr. Antônio Carlos Figueiredo Nardi, Presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde - CONASEMS






REQUERIMENTO Nº. / 2009.



(Do Sr. Efraim Filho)



Solicita a realização de reunião de Audiência Pública para instrução da PEC 391/2009, “que estabelece, em todo o País, plano de carreira e piso salarial para agentes comunitários de saúde e de combate a endemias”.

Senhor(a) Presidente,



Nos termos regimentais, requeiro a Vossa Excelência, ouvido o plenário desta Comissão, a realização de reunião de Audiência Pública com a participação do Deputado Darcísio Perondi – Presidente da Frente Parlamentar da Saúde; Deputado Valtenir Pereira – Presidente da Frente Parlamentar de apoio aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias; Srª Ruth Brilhante – Presidente da Confederação Nacional de Agentes Comunitários de Saúde – CONACS; Ministro José Gomes Temporão – Ministro da Saúde; Dr. Paulo Ziulkoski – Presidente da Confederação Nacional dos Municípios – CNM e Dr. Antônio Carlos Figueiredo Nardi – Presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS.

JUSTIFICA

Esta Audiência Pública foi sugerida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) diante dos reflexos negativos que poderia determinar aos Municípios brasileiros.

Neste caso específico, onde as contratações formais e todos os ônus decorrentes são de responsabilidade dos municípios, não se pode de forma alguma atribuir a União à exclusividade pela remuneração dos ACS e ACE e estabelecer valores nacionais mínimos para a remuneração mensal dos profissionais fora dos padrões jurídicos adotados pelos municípios, sendo que os profissionais encontram-se vinculados ao ente municipal.

A Audiência pública ora requerida visa abrir espaço para a discussão desta temática.

Sala das Sessões, de outubro de 2009




fonte:www2.camara.gov.br/

Deputado Efraim Filho

(DEM-PB)


Um comentário:

  1. Gostaria de ouvir opiniões: será que (CNM) irá conseguir derrubar a pec 391/09?

    ResponderExcluir

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO