/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

domingo, 18 de outubro de 2009

AGENTES COMUNITARIO DE SAÚDE FALANDO SOBRE A DOENÇA DE CHAGAS!




O que é doença de Chagas?

É uma doença que no início, na fase aguda, pode nem ser percebida. Às vezes provoca febre baixa que dura muito tempo, dá mal estar e falta de apetite. Pode aumentar o baço e o fígado. Em criancinhas este início pode agravar e levar à morte. Muitos anos mais tarde, quando a doença já está na fase crônica, alguns pacientes não apresentam nenhum sinal de que estão doentes. Não sentem nada. Outros podem apresentar palpitação, falta de ar e canseira, inchação, dor no peito, tosse e tontura. Outros podem sentir ainda dificuldade na hora de engolir e mesmo dor, regurgitar, soluço, tosse, prisão de ventre e dor no abdomem.

Como se pega doença de Chagas?

Pode-se pegar de 3 maneiras:

1º.) O bicho barbeiro que precisa de sangue para viver, tem o germe da doença de Chagas na sua barriga. Na hora que o bicho barbeiro pica uma pessoa e suga seu sangue, ele enche a barriga e faz cocô, bem pertinho do lugar da picada. O germe da doença de Chagas que estava na sua barriga sai no cocô e entra pelo buraquinho da picada. Pronto, está feita a contaminação de outra pessoa.

foto1.jpg (8624 bytes)

2º.) Uma outra forma de pegar a doença de Chagas é se uma pessoa sadia receber transfusão de sangue contaminado com o germe da doença de Chagas. Aí ela também fica doente.

3º.) Uma outra maneira de ficar chagásico é se a mãe tiver a doença de Chagas ela pode passar para o nenê ainda dentro da barriga. O germe pode passar também pelo leite materno. A chance deste jeito acontecer é bem pequena.

Existe remédio para tratar doença de Chagas?

Sim, existe. Só que o remédio funciona bem se a doença estiver no início, na fase aguda. Se já passaram muitos anos que a pessoa pegou a doença, ele não funciona tão bem. Mas mesmo assim é bom tomar. Ele vai evitar que o germe faça muitos estragos dentro da gente mais tarde. Mas é bom saber também que esse remédio tem que ser receitado por um médico que deve também acompanhar o paciente. É que ele pode desandar outras coisas e o médico tem de ficar de olho.

FONTE:ACS ROBERTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO