/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Curso Técnico de Formação de Agentes Comunitários de Saúde em Juazeiro1



Secretaria de Saúde de Juazeiro beneficia mais da metade dos Agentes de Saúde com curso técnico

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, continua qualificando os profissionais. Mais 10 novas turmas do Curso Técnico de Formação de Agentes Comunitários de Saúde do município foram abertas esta semana, beneficiando mais 85 profissionais da categoria. Mais da metade dos agentes participam das aulas, já que o curso foi iniciado em 14 de setembro contemplando inicialmente 155 pessoas. Juazeiro conta atualmente com 455 profissionais da área, que tiveram sua profissão regulamentada no Brasil através da Lei nº. 11.350, de 5 de outubro de 2006 e a nível municipal em 2007.

“Nós estávamos carentes de uma capacitação. Eu tenho oito anos de profissão e nunca tive a oportunidade de reciclar meus conhecimentos com treinamento específico. Com certeza, ganha a categoria e a comunidade que terá os atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) aperfeiçoados na cidade”, argumentou a agente de saúde do Jardim Primavera, Thais Lorena Santos, que acrescentou ainda que com o curso e o certificado as facilidades para ingressar no mercado de trabalho em outros estados aumentam.

As aulas estão sendo ministradas pelos próprios enfermeiros das unidades de saúde, de acordo com a lotação de cada agente, e são realizadas junto à comunidade, em associações, paróquias e nos postos de saúde. O curso, com duração de 4 meses, tem a parceria da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, através da Escola Estadual de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis, que está garantindo o apoio técnico na realização da capacitação.

O curso técnico vai atender agora mais 10 localidades qualificando os profissionais que prestam serviços nos bairros Maringá, Penha, Jardim Primavera, Alto da Maravilha, Alagadiço, Alto do Cruzeiro, CAIC (Malhada da Areia), distrito de Itamotinga, povoado de Campos e o projeto NH4. Além destes locais, ainda estão sendo beneficiados com o curso os agentes de saúde que atendem nos distritos de Maniçoba, Juremal, Massaroca e Pinhões, além dos bairros do Quidé, Palmares, Jardim Flórida, Piranga, Dom Thomaz, Alto da Aliança, Dom José Rodrigues, Pedro Raimundo, Malhada da Areia, Angari, São Geraldo e Centro. O objetivo é beneficiar toda a categoria.

Segundo o secretário de Saúde de Juazeiro Ubiratan Pedrosa, o trabalho do agente de saúde é imprescindível para os cuidados da população, já que a Atenção Básica é a porta de entrada do SUS. “O curso vai levar maior formação aos profissionais que oferecerão mais segurança no repasse das informações para a comunidade, que será mais bem assistida. O prefeito Isaac se deparou com uma estrutura cheia de falhas e está cumprindo com o que prometeu, qualificando os profissionais e tentando humanizar o atendimento”, informou.

FONTE:www.bahiaemfoco.com

Ascom / Juazeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO