/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Encontro discutiu desprecarização,piso salarial e plano de carreira DOS ACS/ ACE

Sessão Especial na Assembléia Legislativa reúne ACS e ACE de toda Bahia




Encontro discutiu desprecarização,
piso salarial e plano de carreira

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE) de todo o Estado lotaram o plenário da Assembléia Legislativa da Bahia, em Salvador, no último dia 15 de abril para discutir as condições de trabalho da categoria.

Dentre os temas abordados no encontro - que contou com a presença de representantes da Secretaria Estadual de Sáude (Sesab), dos Ministérios Público (MP) e do Trabalho (MPT), parlamentares, sindicatos e associações, constaram a mudança de regime celetista para estatutário, piso salarial e plano de carreira.



O presidente da AL, deputado Waldenor Pereira, abriu a sessão saudando a mesa e a todos os profissionais presentes. Ele reiterou o apoio da Casa Legislativa na luta dos trabalhadores e destacou a importância dos agentes na melhoria do sistema de saúde do Estado.

O deputado estadual Zé Neto (PT/BA), presidente da Comissão de Comissão e Justiça da AL e proponente da Sessão, reforçou a força que possui a categoria unida, citando conquistas recentes, como a insalubridade e o plano de saúde dos servidores municipais.

Representando o governador Jaques Wagner, o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, iniciou o discurso falando sobre a contribuição dos ACS e ACE como parte fundamental do Sistema Único de Saúde (SUS). “É um sistema vitorioso, e muito deste sucesso se deve aos ACS e ACE do Brasil”, elogiou. Solla destacou também a criação do Prêmio Edno Batista Rebouças, que pretende valorizar o trabalho dos agentes através de uma gratificação por desempenho.



O coordenador-geral do SINDACS/BA, Aldenilson Viana Rangel, cumprimentou os trabalhadores presentes em nome do Sindicato estadual e iniciou o discurso falando sobre a questão do assédio moral. “Nosso trabalho é insalubre, sofremos muitas vezes com a falta de segurança, então fica difícil atingir e mensurar as metas pretendidas”, alertou.

Ao final do discurso, o coordenador fez um apelo em nome da categoria. “Gostaria de pedir ao deputado Zezéu Ribeiro que atue em conjunto com os outros deputados baianos em Brasília, formando uma corrente em nome dos ACS e ACE da Bahia. Ganham os trabalhadores e ganha a sociedade com a melhoria da qualidade do serviço”, finalizou Aldenilson.

Comporam a mesa da Sessão Especial a vereadora Aladilce Souza; o diretor da Atenção Básica, Ricardo Heinzelmann; o deputado federal, Zezéu Ribeiro; o prefeito de Maragogipe, Silvio Ataliba; a secretária municipal da Saúde de Maragogipe, Flávia Araújo; o presidente da Associação dos ACE, Enádio Nunes; a representante da Frente Transparência, Ana Paula


FONTE:SINDACS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO