/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

sábado, 22 de maio de 2010

QUE DEUS NOS AJUDE. A UNIÃO FAZ A FORÇA PISO SALARIAL DOS ACS/ACE DE TODO O BRASIL URGENTE

Fátima negocia com governo proposta de lei sobre piso dos agentes de saúde
EntradaX

Responder Fátima Bezerra
mostrar detalhes 19 mai (3 dias atrás)


Foto anexadas: divulgação

19/5/2010
Dep. Federal Fátima Bezerra (PT-RN)
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Contato: (61) 3215-5236 / 3215-1236 / e-mail:- 1313fatima@gmail.com
www.fatimabezerra.com.br / www.twitter.com/Fatima_Bezerra

Fátima negocia com governo proposta de lei sobre piso dos agentes de saúde
Uma proposta de lei para regulamentar o piso salarial dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) está sendo negociada entre governo federal, parlamentares e a Confederação Nacional dos ACS e ACE (Conacs). A deputada Fátima Bezerra é a relatora da matéria (PL 7495 e outros) na Comissão Especial que trata do tema.
Governo e agentes de saúde divergiram na audiência pública sobre a regulamentação do piso salarial da categoria, realizada na terça-feira, 18, com representantes do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conasems), da Frente Nacional dos Prefeitos e da Conacs para debater a proposta.

Enquanto o governo está preocupado com a capacidade do Estado de arcar com o piso de R$ 1.020, os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate a endemias reivindicam a regulamentação desse direito, já garantido pela Emenda Constitucional 63.
A relatora da comissão, deputada Fátima Bezerra, busca um ponto de equilíbrio. Para ela, o governo não é contra a proposta e está ciente da importância desses profissionais para a melhoria da saúde pública no Brasil. A parlamentar afirma que é preciso negociar para se chegar a uma proposta que atenda às aspirações da categoria e tenha condições de ser aprovada.

Novas audiências
Após a audiência pública, uma comissão de parlamentares, liderados pela deputada Fátima Bezerra e pelo deputado Mauríco Rands(PT/PE), e representantes da CONACS se reuniram com o chefe de gabinete de Relações Institucionais, Mozart Sales. Mozart pediu que fosse apresentada uma proposta de lei para se discutir com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, na quinta-feira, 27.

Na quarta-feira, 19, a deputada e outros parlamentares, acompanhados de representantes da Conacs, se reuniram com o Secretário Executivo do Ministério da Saúde, Luiz Fernando Beskow. Ficou acertado de o Ministério enviar à comissão especial uma Nota Técnica sobre os pontos polêmicos da proposta. Na terça-feira, 25, à tarde, haverá nova reunião para discutir o esboço da proposta de lei que viabilizará o piso salarial dos ACS e ACE.
A relatora, deputada Fátima Bezerra, quer negociar uma proposta que atenda aos agentes, mas que o governo possa pagar.

Em Brasília, a mobilização dos ACS e ACE, contou com cerca de 2 mil agentes de todo o país, durante todas as atividades. O Rio Grande do Norte estava representado por uma delegação.


--
Assessoria de Imprensa
Dep. Federal Fátima Bezerra - PT/RN
www.twitter.com/Fatima_Bezerra
www.fatimabezerra.com.br


2 anexos — Baixar todos os anexos Exibir todas as imagens
201005182095_20100518_951LP.jpg
644K Visualizar Baixar
foto_01_mesa.jpg
1264K Visualizar Baixar

Responder Encaminhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO