/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

quarta-feira, 13 de abril de 2011

231 Agentes de Saúde do Município recebem certificado de capacitação da Prefeitura de Boa Vista que integram as equipes da Estratégia Saúde da Família


.Na noite de terça-feira (12), 231 agentes comunitários de saúde (ACS) da Prefeitura de Boa Vista, que integram as equipes da Estratégia Saúde da Família, receberam o certificado do Curso de Formação de Técnicos em Agentes Comunitários de Saúde. O evento aconteceu no auditório da Universidade Estadual de Roraima.

O curso está dividido em três etapas e é ministrado pela Escola Técnica do SUS em Roraima (ETSUS/RR). Também estão sendo capacitados 300 agentes de todos os municípios de Roraima.

Essa foi a primeira etapa da capacitação, com carga horária de 400 horas. O objetivo é ampliar capacidades e competências para o exercício interdisciplinar e multiprofissional dos agentes, para que possam desenvolver ações de cuidado e proteção à saúde da população de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde.

Para o secretário municipal de saúde, Robério Araújo, que esteve na solenidade de entrega dos certificados, a capacitação vai contribuir para melhorar a qualidade do atendimento à população.

“Os agentes comunitários estão cada dia mais preparados para abordar e atender aos anseios da população. Eles têm um papel importante para a comunidade, pois levam aos moradores informação sobre prevenção e fazem o acompanhamento dos pacientes”, disse Robério Araújo.

O agente Raimundo Francisco Pereira atua na unidade do Cidade Satélite. Para ele a capacitação é fundamental, pois proporciona mais conhecimento sobre a melhor forma de atender à população.

“Nós aprendemos a melhor forma de passar para a população informações sobre os cuidados que devem ter com a saúde. A comunidade precisa confiar no trabalho dos agentes para que possamos realizar um trabalho conjunto na melhoria dos indicadores de saúde”, disse Raimundo.

A agente Maria Nelci Ribeiro, do bairro Silvio Leite, disse que as capacitações de saúde são sempre necessárias, pois a cada dia é preciso renovar o conhecimento. “Nós trabalhamos de casa em casa, então temos que ter o conhecimento necessário para orientar a população”, afirmou.

O segundo módulo do curso inicia em setembro, com carga horária de 800 horas/aula, com assuntos aprofundados sobre o SUS. As aulas acontecerão na Etsus (parte teórica) e nos municípios (prática), por aproximadamente 12 meses. As três etapas juntas somam 1.800 horas/aula.

fonte:http://www.boavistaagora.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO