/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Etsus forma mais de 500 agentes comunitários de saúde em técnicos em agente comunitário de saúde.



A Escola Técnica de Saúde do Sistema Único de Saúde (Etsus/RR) forma na próxima terça-feira (12), 531 agentes comunitários de saúde em técnicos em agente comunitário de saúde. Esses profissionais integram as equipes de Estratégia Saúde da Família (antigo PSF) dos 15 municípios roraimenses. A solenidade ocorre às 19 horas, no auditório da Universidade Estadual de Roraima (UERR).


Boa Vista terá 231 agentes formados. O município de Alto Alegre é o segundo com maior número de profissionais capacitados, 36 ao todo. Logo depois vem Caracaraí, com 32 e Cantá, com 31. Em seguida, Bonfim (29) e Mucajaí (29), Iracema e São Luiz do Anauá (22, respectivamente), Pacaraima (19), Normandia (18), Caroebe (17), Amajari (11) e Uiramutã e São João da Baliza (09, respectivamente).


Essa é a primeira, de três etapas formativas do curso técnico em agente comunitário de saúde. A proposta é ampliar as capacidades e competências para o exercício interdisciplinar e multiprofissional no desenvolvimento de ações de cuidado e proteção à saúde de indivíduos e grupos sociais, em domicílios e coletividade, compromotidos com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). A carga horária total foi de 400 horas/aula.



O segundo módulo inicia em setembro, com carga horária de 800 horas/aula, com assuntos aprofundados sobre o SUS. As aulas acontecerão na Etsus (parte teórica) e nos municípios (prática), por aproximadamente 12 meses. As três etapas juntas somam 1.800 horas/aula. Para o secretário Estadual de Saúde, Leocádio Vasconcelos, a iniciativa da Etsus em oferecer formação técnica aos agentes de saúde é prova de que o Estado [governo estadual] prima pela qualidade no atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde, além da valorização do profissional.


A ETSUS Criada em maio de 2004, a Escola Técnica de Saúde do SUS, em Roraima, tem como meta contribuir para a excelência da atenção à saúde, saúde e sociedade, gestão em saúde e vigilância em saúde, fomentando os profissionais da área a incorporarem em suas ações os princípios do SUS. Só no ano passado, a Etsus proporcionou a formação de pouco mais de 700 servidores da área da saúde. A meta até 2014 é se tornar uma unidade referência em Roraima no que tange a educação profissional e permanente na área da saúde.


fonte: bv news

Um comentário:

  1. Roberto mais uma vez parabenizo se blog,pelo arduo trabalho que realiza em prol dos acs e ace de todo Brasil,em seguida quero relatar que em minha cidade,fizemos o primeiro módulo,desse curso ja faz de 2 anos,e ate agora não falam nada,não sei se vai ter mais segundo ou terceiro módulo,isso é uma vergonha,...

    ResponderExcluir

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO