/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

sábado, 4 de julho de 2015

Entrevita ao blog acs Roberto, o blogueiro Ivando disse: Que aplicabilidade da lei, DO PISO NACIONAL DOS ACS/ACE é muito mais eficiente DO que a lei do Piso dos Professores, é afirmar uma liderança instável, leva a categoria a ruina .


 

Olá blogueiro Ivando, antes de mais nada o BLOG ACS ROBERTO agradece pela entrevista ,o seu blog tem sido uma arma forte arma para levar informações para  nossa categoria de ACS/ACE em todo BRASIL, O BLOG ACS ROBERTO estará realizando uma serie de entrevista com os  principais  blogueiros e lideranças nacionais dos ACS/ACE , mais uma vez agradeço pela confiança no nosso trabalho. Gostaria de informar que a entrevista será publicada no blog acs Roberto.



                         "ACS ROBERTO ENTREVISTAS"






ACS ROBERTO PERGUNTA: Como você analisa atual situação dos acs/ace do Brasil, em relação a lei 12.994?? 

Foto do perfil de Ivando Agente de Saúde RESPOSTA  do blogueiro Ivando:
Com certeza um grande avanço para a categoria, ela irá pelo menos nivelar o salário da categoria a nível nacional, minimizando a disparidade salarial entre municípios e estados diferentes.Se formos comparar com a lei do Piso dos Professores na aplicabilidade da lei, a nossa é muito mais eficiente.

Em quanto o governo federal deu 5 anos para a lei do Piso dos Professores ficar valendo,o nosso Piso Salarial é auto aplicável, isto é, está valendo desde o ano da sua publicação e o Piso dos Professores, não criou nenhuma forma de "obrigar" efetivamente aos gestores a pagarem o mesmo. Mas no caso dos Agentes, o não pagamento do Piso gera sanções administrativas e penais para os mal gestores que utilizarem a verba da Assistência Financeira para outros fins.

Claro que há falhas, como a questão de manter o reajuste e o poder de compra do Agente. Isso torna nossa classe refém do governo federal. Mas a parte boa nisso, que as brigas deixam de ser nos municípios e a categoria briga somente contra um golias, e por essa razão a luta se torna mais eficiente.

ACS ROBERTO PERGUNTA:Quais as suas expectativas para o o novo reajuste do piso salarial nacional da categoria?

Foto do perfil de Ivando Agente de SaúdeRESPOSTA  do blogueiro Ivando
Por enquanto estão boas! Os colegas ficam apreensivos que é normal, mas quem acompanha os repasses ao longo do tempo, sabe que o MS geralmente o reajustava no final do ano, entre setembro e outubro, do ano corrente, com os valores retroativos a janeiro.
Vale ressaltar que o piso de R$ 1.014,00 é o reajuste de 2013, cujo foi realizado em fevereiro 2014.Mas agora que o repasse se tornou Piso, o Governo Federal precisa se adaptar a essa nova realidade e criar mecanismos, para um reajuste mais rápido para os Agentes, como ocorre com o Piso dos Professores, que o reajuste é mês de janeiro.

ACS ROBERTO PERGUNTA:A conacs tem recebido duras criticas pela articulação do piso salarial nacional, em especial o reajuste salarial nacional o que você acha sobre isso?


Foto do perfil de Ivando Agente de SaúdeRESPOSTA  do blogueiro Ivando:
Acredito que não é fácil negociar com qualquer governo, ainda mais na crise que estamos passando. O Piso ainda é algo novo, e é normal nesse período de adaptação, "dar umas tropeçadas".
Mas não podemos esquecer da FENASCE e da CNTSS que também tem espaço nas mesas de diálogo com a gestão, cujo temos que apertá-los também!Não podemos apontar somente um entidade nesse caso, pois seria injustiça.

Drª Elane Alves assessora jurídica da conacs esta sendo muito criticada pela atuação na articulação do reajuste do piso salarial nacional que fracassou,e novas criticas estão surgindo em especial sobre as viagens que ela tem feito nas cidades, cobrado um valor muito alto para implantação do plano de cargo e carreira como você ver essa questão? 


Sobre a questão da negociação do Piso, foi o que expliquei acima: o governo está em crise financeira e institucional, e ela não senta sozinha na mesa, outras entidades dialogam também. Infelizmente quem tem a caneta é o governo.



Sobre as críticas dos custos e os valores altos para implementação dos PCV's cobrados por ela, temos que lembrar que ela é uma profissional. Como estudante de Direito, sei o quão é difícil essa profissão onde investimos muito dinheiro, tempo e noites a fundo para adquirir o no-hall  necessário para falar com maestria e conhecimento sobre determinado assunto.

Acho que o bom custa caro! Temos que valorizar o conhecimento e a experiência do profissional, se a instituição quer o melhor, tem que ter para pagar, afinal o que não faltam é advogados.

Já que a Dra Elaine está "careira" porque não contrata um advogado próximo da sua localidade?Se ela fosse qualquer profissional, chamaria um advogado local, e deixaria Drª Elaine no cantinho dela.Na minha opinião, a perspicácia e o conhecimento da Dra Elaine sobre a nossa categoria com certeza faz ela valer o que pede. 

Isso afirmo e reafirmo porque a vi pessoalmente em algumas mesas de negociação e ela joga duro com a gestão, não gritando ou batendo na mesa, mas sim utilizando a lei e o conhecimento de causa a favor dos agentes.

ACS ROBERTO PERGUNTA:Recentemente ouve um certo desconforto entre a vice presidente Ilda e os acs/ace do Ceará  em nota no seu face ela chamou os acs/ace do CEARÁ de desinformados como você analisar essa postura da vice presidente da confederação ??
 Foto do perfil de Ivando Agente de SaúdeRESPOSTA  do blogueiro Ivando:  
Infelizmente não soube como aconteceu, mas claro que essa nunca deve ser a postura de uma liderança sindical. Infelizmente muitos colegas não tem o acesso a informação ou tem pouco conhecimento do assunto proposto.

Temos que ter tranquilidade e serenidade, para que seja refletida na categoria.Uma liderança instável, leva a categoria a ruína.
ACS ROBERTO PERGUNTA:Como você avalia os trabalhos do blogueiros?
 Foto do perfil de Ivando Agente de SaúdeRESPOSTA  do blogueiro Ivando
De suma importância para o enriquecimento, difusão e a transmissão de informação. Muitos trabalhos de blogueiros são reconhecidos e aceitos nos meios jornalísticos e na comunidade em geral.

Mas temos que combater os "maus" blogueiros, pois esses levam a desinformação, alienação e difamação das pessoas. Essa pequena "banda podre" que "queima nosso filme", deve ser extirpado do meio digital.

ACS ROBERTO PERGUNTA: Deixe uma mensagem para todos os acs/ace do Brasil:

Foto do perfil de Ivando Agente de SaúdeRESPOSTA  do blogueiro Ivando:  
Quero agradecer primeiramente a Deus e a minha família, ao ACS Roberto por conceder o espaço do seu blog, para que tenhamos outras expectativas vendo de uma outro ângulo, e principalmente aos colegas leitores do nosso blog.

Continuem na luta para melhorar cada dia mais nossa categoria, não desistam de cada dia melhorar e encontrar forças para continuar no front de batalha.


Parabéns aos Guerreiros ACS e ACE, somos todos um só, somos Agentes de Saúde!

"Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez."
Thomas Edison

Obrigado!
Olá Roberto, eu que agradeço pelo convite e fico lisonjeado pela consideração e estou muito feliz por está participando dessa sua entrevista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO