/>

SEJA UM SEQUIDOR DO BLOG DO ACS ROBERTO

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Os agentes comunitários de saúde (ACSs) são verdadeiros mensageiros da vida



Eles fazem um trabalho admirável visitando as famílias nas comunidades de Manaus onde quer que elas estejam. Nos barrancos, nas palafitas ou nas áreas atingidas pelo tráfico de drogas.

Os agentes comunitários de saúde (ACSs) são verdadeiros mensageiros da vida porque apontam os mecanismos de prevenção de doenças para a população, gerando expectativa de vida em nossa cidade.

Esses profissionais somam mais de 1.500 e, atualmente, recebem um salário aproximado de R$ 620. Louvável foi a iniciativa do Poder Executivo que propôs um reajuste dos salários dos ACSs através de projeto de lei enviado e aprovado pela Câmara Municipal de Manaus (CMM). Para quem não sabe essa é uma reivindicação antiga dos agentes.

Muitas pessoas são beneficiados pelo trabalho deles, mas poucos sabem a origem desses profissionais e as dificuldades pelas quais eles passam. Só para se ter conhecimento, o agente comunitário de saúde foi criado a partir da implantação do Programa de Saude Familiar (PSF), proposto em 1994 pelo governo federal para implementar a atenção básica nos municípios.

O PSF é tido como uma estratégia de reorganização dos serviços e de reorientação das práticas profissionais em termos de assistência, promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação. Contudo, os ACSs passaram a existir como profissão após a Lei 10.507/2002.

No entanto, sabemos que esses profissionais sofrem diariamente com o pesadelo da demissão a cada mudança de governo. Isso porque eles foram contratados por meio de processo seletivo e consequentemente não têm nenhum tipo de garantia quanto aos seus trabalhos. Embora, muitos tenham quase dez anos de profissão.

Por essa razão, defendo que o agente de saúde seja reconhecido pelo Poder Público não só com o reajuste salarial (que é muito importante e traz dignidade), mas também com a garantia de seu emprego. Ele não pode trabalhar preocupado com a possibilidade de um dia encontrar em sua mesa uma carta de exoneração após um dia exaustivo de trabalho e depois de ter ajudado a salvar milhares de vidas em Manaus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA UMA PERGUNTA AO ACS ROBERTO!

MATERIAS DO BLOG DO ACS ROBERTO